Drica Moraes, de 55 anos, usou suas redes sociais nesta segunda-feira (14) para denunciar uma situação que a deixou, segundo suas próprias palavras, “perplexa”. A atriz revelou que sua tia, de 80 anos, está imobilizada há quatro meses após sofrer um problema no joelho, mas teve a cirurgia para implantação de uma prótese negada pelo plano de saúde... mesmo sendo cliente fiel desde 1975. Eita!
“Hoje vim aqui para refletirmos sobre uma coisa que me deixou perplexa. Fui visitar minha tia, que tem 80 anos, e há quatro meses sofreu um problema no joelho. Ela solicitou a colocação da prótese para voltar a andar, mas o plano de saúde dela recusou o pedido. E isso com um plano que ela paga desde 1975, ou seja, há quase 50 anos”, relatou Drica em um vídeo publicado em seu perfil.
O que mais indignou Drica Moraes foi o motivo apresentado pela operadora do plano. “Sabe qual é a justificativa do plano? De que a prótese para ela voltar a andar é por um motivo estético. Então eu tô assim, abestalhada de ver minha tia, que é uma mulher solar, iluminada, 'saracotiante', aqui parada numa cama”, lamentou.
A atriz destacou que a situação não é um caso isolado. Para ela, o drama da tia representa a luta de inúmeros brasileiros que enfrentam negativas semelhantes: “Eu não tô falando por ela, tô falando por milhares de brasileiros que devem passar por uma situação igual essa, por uma negação, uma negativa do plano de saúde, para liberação de uma cirurgia bastante simples e absolutamente necessária para que ela tenha uma vida funcional. Alô, planos de saúde!”, alertou.
Na legenda do vídeo, Drica reforçou o apelo e a crítica ao sistema de saúde suplementar: “Como a gente é mal tratado por planos de saúde! Alô!!!! Planos de saúde!!!! Cuidem da saúde dos seus clientes!!! São 50 anos pagando sem atraso!!!! Já tá com advogado! E nem adianta muito dizer o nome do plano, porque são TODOS iguais… é o SISTEMA".
A denúncia de Drica Moraes gerou comoção entre colegas de profissão. Claudia Ohana - que é a protagonista de uma das cenas mais icônicas da teledramaturgia brasileira - resumiu a situação como “surreal”, enquanto Julia Lemmertz questionou a decisão da operadora: “Que loucura! Prótese de joelho é um procedimento estético? Onde? Quem é o gênio que avalia isso?”